Presidente da República atribuí Ordem de Cristo à SCMED na comemoração dos seus 200 anos

Assinalámos, no dia 29 de junho, dois séculos de existência com uma Sessão Comemorativa que contou com ilustres convidados de diferentes áreas, desde a Medicina à Investigação, e também com a presença do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Marcelo Relo de Sousa, que foi agraciado com a medalha comemorativa dos 200 anos da SCMED. 

A mais antiga Sociedade Médica em funcionamento no nosso país e na Europa foi condecorada pelo Presidente da República com as insígnias da Cruz da Ordem de Cristo. 

 

1

Entrega da insígnia da Cruz da Ordem de Cristo à Prof. Mª do Céu Machado, Presidente da SCMED

2

Intervenção de Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

3

Fausto Pinto, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

4

Intervenção de Carlos Fiolhais, Professor Catedrático

5

Intervenção do investigador e professor universitário Sobrinho Simões

6 a

Audiência na Aula Magna

7

Chegada do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

8

Intervenção da Prof. Mª do Céu Machado, Presidente da SCMED

9

Intervenção do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

 

 

Sessão comemorativa dos 200 anos da SCMED

A Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa celebra 200 anos de existência com uma Sessão Comemorativa que terá lugar no dia 29 de junho, na Aula Magna da Faculdade de Medicina, da Universidade de Lisboa.

Confirme a sua presença na Sessão Comemorativa dos 200 anos da SCMED através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

 Programa 200 anos Sociedade Ciencias medicas Lisboa 02 page-0001

 

Abertas candidaturas aos Prémios Pfizer 2022

Estão abertas as candidaturas à 66.ª edição dos Prémios Pfizer. Esta distinção na investigação biomédica em Portugal resulta de uma parceria entre a Pfizer e a Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa.

Estão abertas as candidaturas para os Prémios Pfizer, a mais antiga distinção na investigação Biomédica em Portugal, que este ano celebra o seu 66º aniversário. Os Prémios Pfizer resultam de uma parceria entre a Pfizer e a Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (SCMED), e têm como objetivo contribuir para a dinamização da investigação em Ciências da Saúde em Portugal, assinalando o compromisso ininterrupto de ambas as instituições com a sua missão de estimular e desenvolver a investigação científica no nosso país, cobrindo todos os ramos da medicina.

A Pfizer e a SCMED procuram, desta forma, reconhecer os cientistas que, pelo seu esforço, incessante curiosidade e entrega ao desenvolvimento da Ciência, contribuem no seu dia-a-dia para gerar novo conhecimento e novas descobertas médicas em prol dos doentes e da sociedade.

Os trabalhos podem ser submetidos até ao dia 9 de julho 2022, através do email da SCMED (consultar regulamento no site da SCMED ou no site dos Prémios Pfizer). Na atribuição dos prémios, o júri apreciará o mérito dos trabalhos e projetos apresentados e a sua decisão será conhecida durante a sessão solene a realizar-se no próximo mês de novembro.

Os Prémios Pfizer têm marcado a investigação que se faz em Portugal, distinguindo os melhores trabalhos de investigação básica e clínica, elaborados total ou parcialmente em instituições portuguesas por investigadores portugueses ou estrangeiros. O valor total atribuído para os Prémios Pfizer 2022 será de 60.000 euros.

Criados em 1956, os Prémios Pfizer já premiaram mais de 700 investigadores em Portugal, em diferentes fases da sua carreira. Com orgulho e um enorme sentido de responsabilidade, vamos continuar a reconhecer e premiar a ciência e os cientistas em Portugal.