Matta Pacheco [1863/1865]

15. Matta Pacheco

O Dr. Matta Pacheco foi o décimo quinto Presidente da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, exercendo mandato de 1863 a 1865. Reeleito nessa data, renunciou às funções em Fevereiro desse ano por razões ligadas à carreira militar que o impedia de dar uma atenção mais próxima à coordenação dos trabalhos da Sociedade.

Entrando ao serviço do exército em 1835, foi de imediato destacado para missão no estrangeiro e, aproveitando a demora do regimento em que estava incorporado em Salamanca, adquiriu naquela Universidade o título de bacharel em Medicina. No regresso, após os exames médicos e militares exigidos, foi nomeado cirurgião-mor e subiu todos os degraus da hierarquia médica militar que se concluiu com a nomeação para chefe do serviço sanitário do campo de instrução e manobras em Tancos.

Foi proprietário e lavrador no Alentejo durante alguns anos e dedicou-se a algumas questões de saúde pública relacionadas com essa sua actividade, como se encontra registado no seu trabalho «Memória topográfica de Vendas Novas».

Matta Pacheco, que nunca integrou as carreiras hospitalar civil ou académica por se ter dedicado em exclusivo às suas funções médicas militares onde alcançou inegável prestígio, teve reconhecimento público nas comendas, distinções e louvores que lhe foram atribuídos.

A presidência na Sociedade das Ciências Médicas deve-se ao prestígio pessoal que lhe era conferido pela sua posição na medicina militar.