Rita Cavaleiro, João Taborda Barata e Manuel Vasconcelos são os vencedores dos Prémios Pfizer 2008

ritacavBolsa de Investigação e Prémios de Investigação Pfizer 2008 foram atribuídos a 6 de Novembro, na Faculdade de Ciências Médicas, em Lisboa. Rita Cavaleiro, João Taborda Barata e Manuel Vasconcelos foram os autores dos trabalhos premiados.

A Bolsa de Investigação Pfizer, no valor de 60 mil euros, foi atribuída à equipa do investigador Manuel Vasconcelos, da Faculdade de Medicina do Porto, também integrada por António Sarmento (na imagem), que se prepara para desenvolver um projecto de análise do risco cardiovascular aumentado nos doentes com infecção HIV, uma vez que a percentagem de doenças cardiovasculares é nestes doentes superior à média.

 Título do Trabalho: "Risco Cardiovascular aumentado na infecção VIH. Contribuição da dimetilarginina assimétrica (ADMA) para a avaliação da disfunção endotelial. Estudo transversal e prospectivo"

rita cavaeliroPara a equipa de Rita Cavaleiro (na imagem), chefiada por Ana  Espada, do Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa, foi concedido o Prémio Pfizer de Investigação Clínica 2008, no valor de 20 mil euros. O galardão premeia o trabalho realizado na área do HIV-2, que poderá conduzir a novos alvos terapêuticos para reduzir o ritmo de progressão da doença.

 Título do trabalho: "Monocyte-mediated T cell suppression by HIV-2 envelope proteins"

 

joaobarataO Prémio Pfizer de Investigação Básica 2008 foi atribuído ao grupo de investigação liderado por João Taborda Barata, também do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa. O estudo premiado analisou a proteína PTEN, que está inactiva nas leucemias T., e funciona como supressora de tumores. A inactividade de proteínas, que podem impedir a progressão de tumores, destruindo as células leucémicas sem destruir as normais. Pode também ter influência na diminuição dos efeitos secundários de terapias no tratamento do cancro.

Título do trabalho: "Inactivação Não-deletora de PTEN e Hiperactivação da Via de Sinalização PI3K/Akt Regulam a Viablidade de Células Primárias de Leucemia Linfoblástica Aguda T"

 * Imagens: Notícia RTP