Torres Pereira [1977/1985]

55. Torres Pereira

O Professor Artur Torres Pereira serviu, por um largo período de anos, a Sociedade das Ciências Médicas, como Secretário e Presidente (1967-85), emprestando-lhe o cunho organizado e meticuloso da sua personalidade e uma vincada liderança na defesa dos ideais da excelência intelectual da profissão médica.

Torres Pereira iniciou a sua carreira académica com trabalho meritório na investigação da biologia dos estafilococos, área em que alcançou, à época, justo reconhecimento na literatura internacional. Foi um cultor da microbiologia clínica, a que devotou a sua carreira assistencial, que concluiu nas funções de Director do Instituto Bacteriológico Câmara Pestana, instituição nacional com maiores pergaminhos na investigação das doenças infecciosas.

Conservador nos valores, foi inovador nas ideias, ajudando a abrir caminhos novos para a sua Escola e para a educação médica.

Dirigiu a reactivação do ensino no Campo de Santana que veio a dar origem à Faculdade de Ciências Médicas, é sua a paternidade mais legítima da moderna reforma curricular do ensino da Medicina, desenvolveu, por vezes solitário, um tenaz combate pela importância da medicina preventiva no curso médico, deu lugar académico à Medicina Geral e Familiar, ligando-a ao conceito de o ensino médico se centrar também na comunidade. Por essas áreas foi semeando discípulos que ampliaram a dimensão da sua obra.

Personalidade de grande robustez moral, Artur Torres Pereira teve uma vasta intervenção universitária e cívica em palcos variados, foi dedicado a causas e a instituições, com espírito de serviço público e dimensão de figura nacional na Medicina das últimas décadas do século xx.