Conheça os vencedores dos Prémios Pfizer 2009

55 Anos Pfizer 021Prémios de Investigação Pfizer 2009 apresentam quatro vencedores. Montante de 10 mil euros será atribuído aos dois melhores trabalhos de Investigação Clínica e aos dois melhores trabalhos de Investigação Básica.

 

 

Os Prémios Pfizer 2009 de investigação básica e clínica foram divididos por quatro projectos liderados por jovens cientistas portugueses - Bruno Silva Santos, Mafalda Bourbon, Miguel Soares e Miguel Ferreira.

A divisão dos 40 mil euros - 20 mil para dois projectos de Investigação Clínica e outros 20 mil para dois projectos de Investigação Básica - representa, segundo a presidente da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (SCML), Leonor Parreira, o reflexo da crescente qualidade dos trabalhos apresentados a concurso. «A tarefa da SCML tem sido cada vez mais difícil. A qualidade dos trabalhos a concurso tem crescido com a entrada de jovens muito bem preparados para fazer investigação científica», argumenta.

O galardão foi entregue no dia 24 de Novembro, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, pela Senhora Ministra da Saúde, Ana Jorge, que o classificou como «um estímulo à actividade das instituições e um contributo para a prática da medicina, quer na prevenção, quer no tratamento». Foi a 53ª vez que os Prémios Pfizer, instituídos em 1956 pelas SCML e os Laboratórios Pfizer, foram entregues, o que os faz reclamar o estatuto de mais antigos e com maior continuidade no nosso país na área da ciência médica e biomédica. A história dos Prémios Pfizer cruza-se com a da SCML, uma das sociedades científicas mais antigas do mundo, fundada em 1822.

Para além de Ana Jorge e Leonor Parreira, a cerimónia contou também com a presença do anterior presidente da SCML, Professor António Coutinho, do anterior Secretário-Geral da SCML, Dr. Fernando Leal da Costa, da Directora-Geral Executiva dos Laboratórios Pfizer, Drª Ana Paula Carvalho, do Director da FM-UL, Professor J. Fernandes e Fernandes e do Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Dr. Adalberto Campos Fernandes.

pfizer2

Veja AQUI as fotos da Cerimónia de Entrega dos Prémios Pfizer/Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa


SAIBA MAIS SOBRE OS PROJECTOS VENCEDORES:

Prémios Pfizer de Investigação Clínica 2009

"Activação Linfocitária e Reconhecimento Molecular de Células Malignas: Implicações para a Imunoterapia do Cancro"
Autores: Bruno Silva-Santos
Instituição: Instituto de Medicina Molecular (Unidade de Imunologia Molecular)
Saber mais

"Familial Hypercholesterolaemia: an opportunity for preventive medicine" Hipercolesterolémia familiar: uma oportunidade para a medicina preventiva"
Autores: Mafalda Bourbon, Sónia Silva, Ana Medeiros, Catarina Alves, Quitéria Rato, Isabel Gaspar e António Guerra
Instituições: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge; Grupo de Investigação Cardiovascular - Unidade de I&D; Departamento de Promoção da Saúde e Doenças Crónicas; Centro Hospitalar de Setúbal - Consulta de Dislipidemias - Serv. De Cardiologia; Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental - Consulta de Genética Clínica e Hospital de São João do Porto - Consulta de Nutrição - Serv. De Pediatria.
Saber mais

Prémios Pfizer de Investigação Básica 2009

"Telomeres Avoid Chromosome-End Detection by Severing the Checkpoint Signal Transductionpathway"
Autores: Miguel Godinho Ferreira e Tiago Daniel Carneiro
Instituição: Instituto Gulbenkian de Ciência
Saber mais

"Towards a Molecular Basis of Host Tolerance to Plasmodium Infection"
Autores: Miguel Che Parreira Soares
Instituição: Instituto Gulbenkian da Ciência
Saber mais

Outras Informações sobre os Prémios Pfizer 2009:

Regulamento Prémios Pfizer 2009 [Actualizado] [.pdf]
Vencedores dos Prémios Pfizer 2008
Vencedores de Edições Anteriores [.pdf]